IP recebe Ministério dos Transportes e Infraestruturas da Turquia

Corporativo
  • Fotografia da comitiva do Ministério dos Transportes e Infraestruturas da Turquia: fotografia 1
  • Troca de presentes institucionais na visita da IP ao Ministério dos Transportes e Infraestruturas da Turquia: fotografia 2
  • Sessão do Ministério dos Transportes e Infraestruturas da Turquia: fotografia 3
  • Sessão do Ministério dos Transportes e Infraestruturas da Turquia: fotografia 4

A IP recebeu, no passado no dia 18 de julho, uma delegação do Ministério dos Transportes e Infraestruturas da Turquia no âmbito de uma visita que uma delegação realizou a Portugal, integrada no Projeto ATLAS - Analysis of the Transport Legislation of Türkiye in the Process of Harmonisation with the EU Acquis’ TA Project.

O desenvolvimento deste projeto, que conta com financiamento comunitário, pressupõe melhorar as capacidades legislativas e institucionais da Turquia, de modo a facilitar o processo de alinhamento e harmonização da sua legislação no domínio dos transportes com o acervo da União Europeia.

A delegação foi liderada por Aziz Aksu, Diretor-Geral Adjunto da Direção-Geral de Relações com a União Europeia e Assuntos Internacionais, integrando diversos altos responsáveis daquela estrutura governamental turca, bem como representantes da empresa contratante do projeto.

Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração da IP, efetuou uma intervenção de boas-vindas, durante a qual elucidou os participantes sobre a organização, a atividade desenvolvida e o histórico do Grupo IP, para além de se debruçar sobre os grandes projetos de investimento previstos para os próximos anos, designadamente a implementação da rede ferroviária de alta velocidade.

Tendo por base o objetivo essencial do projeto ATLAS, a DSN-RIT delineou um modelo de sessão informativa que passou pela realização de um conjunto de intervenções a cargo da DEP e a DEA, para além da própria DSN, tendo em vista dar a conhecer a experiência da IP em matéria de implementação de legislação comunitária aplicável ao setor rodoferroviário, com um enfoque na componente da Sustentabilidade e do Ambiente.

A intervenção da DEP, a cargo de Filipe Pina, incidiu sobre a organização, enquadramento regulatório e evolução dos setores ferroviário e rodoviário. A apresentação realizada pela DSN, assegurada por Rui Rosário, centrou-se no contexto sobre a Sustentabilidade Corporativa do Grupo IP, destacando aqueles que são os fatores impulsionadores da Sustentabilidade, a abordagem da empresa relativamente a esta temática estratégica. Por último, a intervenção da DEA, a cargo de Guilherme Teles, debruçou-se sobre a experiência da IP no que se refere à aplicação de legislação comunitária em matéria ambiental, com a apresentação de exemplos concretos.

No âmbito da sua deslocação a Portugal, para além da IP, a delegação ministerial turca reuniu também com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), a Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), o Porto de Lisboa, bem como os organismos reguladores: Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

A iniciativa permitiu promover a partilha de experiências e de boas práticas entre ambas as partes, identificando-se pontos de contacto privilegiados, que poderão ser essenciais para futuras relações institucionais com organismos da República da Turquia, um importante parceiro político e comercial da União Europeia.